Bruxismo

Bruxismo em Araucária

Tratamento Contra Bruxismo

O que é Bruxismo?

O “bruxismo” é conhecido como o hábito de pressionar e ranger os dentes. Está presente na vida de muitas pessoas, por isso, existente na vida de adultos e crianças durante toda a vida.

Para te ajudar a entender melhor, a Alivi, enquanto Especialistas em Bruxismo em Araucária, explica, em outras palavras, como você pode encontrar a solução.

Este fenômeno ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada. Ou seja, ainda que esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono.

Por isso, é importante prestar atenção aos ruídos e na qualidade da sua mastigação. Como resultado, uma saúde bucal preventiva, sadia e sempre em ordem.

Por que ocorre o Bruximo?

Diversos especialistas já tentaram explicar o porque ocorre o fenomeno do Bruximo.

No entanto, inúmeros estudos apontam que o bruxismo pode surgir por causa do estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. Desta forma, o estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos.

Vejamos:

Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome.

Seu nível de preparo físico.

Sua estabilidade emocional.

Estado de saúde geral.

Nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites.

Muito embora não se preste muita atenção nisso.

Já os fatores externos, estão relacionados com o estresse psicológico e têm a ver com o ambiente em que você vive.

É a sua interação com as pessoas quando está em casa.

Até mesmo na maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia, afinal, refletirão no seu estado mental.

Qual é o impacto do bruxismo na boca?

Por exemplo, as consequências do bruxismo são:

  1. Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
  2. Quebra dos dentes e próteses;
  3. Sensibilidade dentinária;
  4. Dor e mobilidade dos dentes;
  5. Desconforto facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
  6. Dor de cabeça;
  7. Fadiga facial geral;
  8. Dor na articulação temporomandibular;
  9. E outros sintomas.

O hábito de apertar ou ranger os dentes pode causar de sensibilidade dentária a dores de cabeça e em todo o rosto.

Qual é o Tratamento para o Bruxismo?

O tratamento para o bruxismo, se inicia com a procura pelo paciente ao dentista/especialista.

O Dentista irá determinar a causa do problema, por isso a importância de se manter as consultas preventivas junto ao Dentista.

O dentista poderá, além de tudo, prescrever o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.

Como resultado, uma noite de sono bem mais tranquila.

Além disso, o dentista poderá sugerir formas de reduzir o estresse e, portanto, o nível de bruxismo poderá ser menor ou controlado.

Enquanto isso, vamos deixar uma Dica sobre o Bruxismo: Você pode, por exemplo, evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool e assim, como resultado, controlar melhor os sintomas.

Em segundo lugar, você também pode evitar mastigar com muita força, assim, diminuirá os sintomas da dor.

Em terceiro lugar, peça ao seu dentista ou cirurgião maxilofacial a indicação de alguns exercícios para relaxar os músculos maxilares durante o dia, consequentemente, isso trará a você, mais conforto no dia a dia.

Por isso, se o seu caso de dor com o bruxismo for mais severo, o especialista poderá recomendar o uso de placa oclusal. Assim como prescrever medicamentos para que você relaxe ou durma melhor.

Desta maneira, poderá ajudá-lo a descobrir a causa e a como amenizar este problema. Texto Adaptado (© Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company).

Qual Profissional Procurar?

Para cada problema bucal existe um dentista bem capacitado a ajudar.

Por isso, o cirurgião-dentista consegue resolver muitos casos importantes, como a extração do siso ou a restauração de um dente cariado.

Porém, existem cenários bem mais complexos que precisam da atenção de um especialista, como o bruxismo. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação. Conte sempre com a equipe da Alivi Odontologia. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e explicar a fundo como esse procedimento pode ser funcional. Agende sua avaliação e compreenda as indicações do procedimento. Existem ainda, outros procedimentos relacionados a beleza do sorriso, como a Harmonização Orofacial, o Clareamento Dental, e muitos outros! Conte sempre com a equipe da Alivi Odontologia. Acompanhe pelas Redes Sociais.