Harmonização Orofacial

A busca por um rosto harmônico é uma tendência nos dias atuais. Entenda como funciona a Harmonização Orofacial e quais os seus benefícios.
Harmonizaçação Orofacial do Sorriso

Harmonizaçação Orofacial do Sorriso

O que é Harmonizaçação Orofacial do Sorriso?

A Harmonizaçação Orofacial do Sorriso é um tipo de tratamento da odontologia e visa equilibrar a estética e a função do sorriso e do rosto das pessoas.

Em suma, vai além, preocupando-se também com as funções de mastigação e respiração.

Dessa forma, a partir de procedimentos, busca-se corrigir assimetrias, fazendo com que as proporções faciais sejam melhoradas e garantir que o paciente tenha um aspecto mais jovem.

Com isso, é possível melhorar até mesmo a autoestima das pessoas.

Há um bom tempo a odontologia deixou de apenas resolver problemas relacionados aos nossos dentes, sejam eles relacionados à doenças ou a má formação óssea, e passou a se preocupar com a estética do sorriso e do rosto!

E apesar de ser uma área bastante recente, a harmonização orofacial ou estética orofacial vem ocupando cada vez mais espaço e se tornando bastante conhecida! Você provavelmente já deve ter visualizado uma foto ou outra, ou conhece alguém que já realizou o tratamento.

Quais são os objetivos da Harmonizaçação Orofacial do Sorriso?

Melhorar a autoestima das pessoas é uma tarefa possível a partir da remodelagem óssea, bem como dos músculos da face.

Assim, é possível:

  • restaurar a mastigação;
  • diminuir dores de cabeça e na articulação mandibular;
  • estimular que a respiração seja realizada pelo nariz;
  • diminuir problemas relacionados com alergias e apneias do sono;
  • resolver problemas relacionados com a mordida e posição dentária;
  • fazer com que o processo de implante tenha resultados superiores.

O que é necessário avaliar antes do procedimento?

Antes de realizar a harmonização, o dentista deve avaliar as estruturas da face, das arcadas dentárias e do próprio sorriso do paciente. Com todas essas informações, ele fará um plano para tratar a face e os dentes da pessoa.

Para quem não sabe, esse procedimento visa encontrar uma harmonia entre a estética e a funcionalidade do sorriso, buscando melhorar a proporção do rosto, e ainda provocar um pequeno rejuvenescimento, aumentando a autoestima e o bem-estar de quem está realizando a harmonização.

A odontologia estética é a especialidade do profissional que está habilitado a realizar esse procedimento, que consiste na aplicação de compostos na face do paciente. Vale lembrar que, apesar de o procedimento ser mais comum, existem outras alternativas, como o ácido hialurônico.

Mas, é importante ressaltar que a harmonização orofacial vai além da estética e traz benefícios relacionados à restauração da mastigação, correção de mordidas e diminuição de dores.

Tem interesse em saber mais sobre como funciona esse procedimento? Entre em contato com a equipe Alivi e descubra mais! É importante lembrar que deve haver uma avaliação profissional antes da realização do tratamento, por isso, caso queira conversar, estamos a disposição!