Ortodontia e Ortopedia

Como funcionam os tratamentos ortodônticos e quais são os resultados? Além da estética, a necessidade deste tratatamento passa também por questões de saúde.

A Ortodontia e Ortopedia facial é uma especialidade da Odontologia que visa fazer o diagnóstico e o tratamento do mau posicionamento dentário.

Apesar de serem duas formas diferentes de realizar o ajuste dos nossos dentes, elas podem ser complementares. Vamos entender como cada uma funciona? As diferenças são bem simples!

Em primeiro lugar, a Ortodontia é a especialidade responsável por proporcionar o alinhamento dos dentes através de aparelhos fixos, que fazem com que eles se movimentem. Este tipo de tratamento é indicado para os casos em que a estrutura óssea dos dentes está em conformidade, sendo que apenas os dentes estão mal posicionados.

Já a Ortopedia Facial é o tratamento aplicado quando existe uma má formação óssea, estabelecendo uma relação harmônica entre os ossos e os dentes.

E por que falamos que eles podem ser tratamentos complementares?

Isso acontece porque os tratamentos podem ser aplicados em sequência, já que não existe a necessidade de esperar que todos os dentes permanentes cresçam para que seja dado início ao tratamento ortodôntico.

Ou seja, pode-se dividir o tratamento em duas partes: em um primeiro momento se faz a correção da estrutura óssea (ortopedia facial) e depois, para que que seja criada essa relação harmônica entre os ossos e os dentes, o tratamento com aparelho fixo para corrigir a posição dos dentes pode ser realizado. 

Conseguiu entender melhor? Se você precisa fazer uso de aparelho dentário ou um tratamento de ortopedia facial, nós estamos em Araucária e podemos te ajudar! Converse com a nossa equipe e agende o seu horário. Conte sempre com a equipe da Alivi Odontologia.

WhatsApp!

(41) 99753-8714